A Comissão organizadora do IV Sehpolis tem o prazer e a honra de anunciar a conferência da professora Dra. Kaori Kodama, intitulada "As traduções de Louis Figuier no Brasil: vulgarizadores das ciências no último quartel do século XIX". A conferência se dará no dia 08 de outubro, a partir das 19h, no Auditório A do PAF 1, Campus de Ondina.
Kodama é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005).
Sua tese tratou da etnografia indígena do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), nos anos 1840. Trabalha na área de história das ciências no Brasil e tem na experiência área de história e historiografia do Brasil-império e história da imigração japonesa. Seu atual projeto de pesquisa lida com os seguintes temas: epidemia de cólera no Rio de Janeiro no Oitocentos; escravidão e saúde; o conceito de raça; discurso médico no século XIX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário